3ª Gestão ADPEC

1985-1987

Antônio Caetano Osterno Rios

Contexto histórico

Plano Cruzado

O Plano Cruzado foi lançado, em fevereiro de 1986, pela equipe econômica do presidente José Sarney para substituir o Cruzeiro, moeda corrente no Brasil à época, como tentativa de conter a inflação que dominava o país.

Brasília é reconhecida pela UNESCO

Brasília é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio da humanidade. Projetada pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurada em 21 de abril de 1960, foi o primeiro conjunto urbano construído no século XX a receber o título de patrimônio da humanidade.

Medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos

A Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino conquista medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos ao derrotar a equipe dos Estados Unidos.

Presidente:

Antônio Caetano Osterno Rios

Natural de Granja, Ceará, Antônio Caetano Osterno Rios começou a trabalhar na Secretaria de Justiça como agente administrativo. A sua nomeação foi feita pelo governador Pascoal Barroso. Após obter o diploma de bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi trabalhar no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes.

Fala do presidente

Clique para assistir

Diretoria:

Aspásia Cristina dias soares
Vice-Presidenta
Maria Amália Passos Garcia
1ª Secretária
Francisca Neli de Sousa
2ª Secretária
Humberto Heitor Ribeiro
1º Tesoureiro
Maria das Graças Reis Pinto
2ª Tesoureira
Sandra Dond Ferreira
Diretora de Relações Públicas

A história:

Natural de Granja, Ceará, Antônio Caetano Osterno Rios começou a trabalhar na Secretaria de Justiça como agente administrativo. Sua nomeação foi feita pelo Governador Pascoal Barroso. Após obter o diploma de bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi trabalhar no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes.

Foi coordenador do Sistema Penal da Secretaria de Justiça, diretor de Serviços Gerais do Conselho Penitenciário, presidente do Conselho de Finanças da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM), além de responder pela Secretaria da Justiça. Após tornar-se advogado de ofício, foi diretor do Instituto Penal Paulo Sarasate, além de chefe de gabinete do governador do Ceará, Virgílio Távora.

Na ADPEC:

Foi o terceiro presidente da Adpec, e assim como seus antecessores, lutou pela causa da Defensoria Pública.

Contribua com o Memorial

Preencha o formulário e nossa equipe analisará o material para inserção no Memorial