4ª Gestão ADPEC

1987-1989

Francisco Bezerra de Oliveira

Contexto histórico

A Constituição Cidadã

"Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão. E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário; lê e escreve; mora; tem hospital e remédio; e lazer quando descansa". A frase é do então deputado federal Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, para elaboração da nova Constituição do Brasil.

 

Em 22 de setembro a Assembleia Nacional Constituinte aprovou o texto da nova Constituição Brasileira, que foi promulgada no dia 5 de outubro e ficou conhecida como a Constituição Cidadã.

Ayrton Senna conquista seu primeiro título mundial de Fórmula 1

O piloto Ayrton Senna conquista seu primeiro título mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prêmio do Japão.

O seringueiro e ambientalista Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, é assassinado

Presidente:

Francisco Bezerra de Oliveira

Francisco Bezerra de Oliveira nasceu em Várzea Alegre, Ceará, e formou-se em Direito, em 1962, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Escolheu o curso porque sabia que este sempre fora um sonho da juventude de seu pai, que não o podia realizar por morar na zona rural.

Fala do presidente

Clique para assistir

Diretoria:

Aspásia Cristina Dias Soares
Vice-Presidenta
Maria Amália Passos Garcia
1ª Secretária
Francisca Neli de Sousa
2ª Secretária
Humberto Heitor Ribeiro
1º Tesoureiro
Maria das Graças Reis Pinto
2ª Tesoureira
Sandra Dond Ferreira
Diretora de Relações Públicas

Conselho Superior:

Jesus Xavier de Brito
Presidente
Antonio Caetano Osternos Rios
Membro
Manoel Nourival Nobre
Membro
Ednardo Sampaio Lima
Membro
Luciano Simões Hortencio de Medeiros
Membro
Raimundo Brandão
Membro

A história:

Francisco Bezerra de Oliveira, nasceu em Várzea Alegre, Ceará, e formou-se em Direito, em 1962, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Escolheu o curso porque sabia que este sempre fora um sonho da juventude de seu pai, que não o podia realizar por morar na zona rural.

A escolha pela Defensoria Pública ocorreu porque sempre pensou em atender aos mais necessitados. “Então, abracei a carreira, procurando cumprir todos os deveres inerentes ao membro da Defensoria Pública, conforme estabelecido na Lei Complementar N. 6 de 1997”, acreditava Francisco Bezerra de Oliveira.

Na ADPEC:

Foi nomeado, em maio de 1966, pelo governador do Ceará, Virgílio Távora. Desta forma, passou a ser advogado de ofício de acordo com a lei, por exercer a função durante mais de 5 anos, não sendo necessário fazer concurso público. Em 2005 se aposentou. Ao longo do tempo teve como desafio a melhoria da Defensoria, assim como buscou resolver a questão da isonomia salarial e o crescimento da área.

Foi eleito presidente da ADPEC em chapa única e sempre acreditou que o papel da associação é congregar a classe. Entre as causas pelas quais mais se empenhou estavam aquelas ligadas aos direitos de família.

Documentos:

4ª Gestão
4ª Gestão

Contribua com o Memorial

Preencha o formulário e nossa equipe analisará o material para inserção no Memorial