17ª Gestão ADPEC

2019-2020

Amélia Soares da Rocha

Contexto histórico

Em 25 de janeiro de 2019, aconteceu o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro na cidade de Brumadinho (MG)

Em 26 de fevereiro de 2020, é confirmado o primeiro caso de COVID-19 no Brasil

Presidenta:

Amélia Soares da Rocha

Nascida no Piauí, Dra. Amélia Soares foi a 16ª presidenta da ADPEC, ingressou na defensoria pública em 2004, trabalhando há 20 anos como professora. Ela afirma que “o desejo de uma realidade mais justa e mais solidária, requer defensores e defensoras valorizadas.”

Fala da presidenta

Clique para assistir

Diretoria:

Francisco Eliton Albuquerque Meneses
Vice-Presidente
Victor Matos Montenegro
1º Secretário
Lia Felismino
1ª Secretária
Liana Lisboa Correia
2ª Secretária
Patrícia de Sá Leitão e Leão
Diretoria Parlamentar
Livia Pinheiro Soares
Diretoria Parlamentar
Jeritza Braga Rocha Lopes
Diretoria de Eventos
Andréa Serafim Benevides Gama-
Diretora de Comunicação
Régis Gurgel do Amaral Jereissati
Diretor de Assuntos Jurídicos e de Prerrogativas
Alexandre Saldanha
Diretor de Assuntos Jurídicos e de Prerrogativas
Igor Barreto de Menezes Pereira
Diretoria do Interior
Flávia Maria de Andrade Lima
Tesoureira
Eduardo Villaça
Tesoureiro
Benedita Maria Basto Damasceno
Diretoria dos Aposentados e Pensionistas

Conselho Fiscal

Renan Cajazeiras Monteiro
Presidente
Leandro Sousa Bessa
Conselheiro
Eduardo Bruno de Figueiredo Carneiro
Conselheiro

A história:

Nascida no Piauí, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Direito Privado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutora em Direito Constitucional (Unifor). É defensora pública titular da 2ª Defensoria do Núcleo do Consumidor. Atualmente, exerce a coordenação nacional da Comissão Especial de Defesa dos Direitos do Consumidor do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE).

Dra. Amélia Soares foi a 16ª presidenta da ADPEC, ingressou na defensoria pública em 2004, trabalhando há 20 anos como professora. Ela afirma que “o desejo de uma realidade mais justa e mais solidária, requer defensores e defensoras valorizadas.”

Para Amélia, um dos desafios que o(a) defensor(a) passa é compreender a Defensoria Pública como uma instituição. O trabalho exercido pela categoria não é uma advocacia caritativa, ou seja, não é caridade.

Na ADPEC:

Sua gestão, junto a sua diretoria, é marcada pelo desafio da aprovação da atualização pública da Lei da Defesa Orgânica da Defensoria, em 2009. Tirá-la do papel também não foi tarefa fácil. Durante os anos à frente da ADPEC, Amélia também buscou a conquista da nomeação de todas as defensoras e os defensores aprovados no último concurso; um significativo incremento orçamentário, tanto para 2020 como para 2021, além do reconhecimento, via Emenda à Constituição do Estado do Ceará, da peculiaridade fiscal da Defensoria Pública cearense.

Amélia destaca o importante papel da Associação em diferentes lutas: “A história da ADPEC é a história da Defensoria Pública. A ADPEC sempre esteve ​​de mãos dadas com os movimentos sociais, então é muito importante esse resgate histórico”

Documentos:

17ª Gestão

Contribua com o Memorial

Preencha o formulário e nossa equipe analisará o material para inserção no Memorial