1ª Gestão ADPEC

1980-1984

José Vinícius Pinheiro

Contexto histórico

Presidente João Figueiredo

Ele foi o último presidente da ditadura militar no Brasil e, durante seu governo, foi instaurada a Lei da Anistia. Após essa iniciativa, políticos e cidadãos exilados foram autorizados a retornar ao país. Apesar da grande conquista, o então presidente não permitiu que os crimes da ditadura fossem julgados e punidos.

Movimento “Diretas Já”

Foi uma demanda da sociedade civil que, a partir de 1983, começou a organizar um movimento em prol de eleições diretas para presidente do Brasil. A iniciativa ganhou força em 1984 e ajudou a impulsionar a redemocratização do país.

Inflação elevada e aumento da dívida externa

A economia do Brasil nesse período apresentava uma inflação elevada e um aumento da dívida externa. De acordo com Ribeiro (2022), o que resultou no quadro desfavorável para economia brasileira foram as políticas econômicas ortodoxas. Este termo significa cortar custos do governo e aumentar a arrecadação.

Presidente:

José Vinícius Pinheiro

José Vinícius Pinheiro foi o 1ª presidente eleito da Associação dos Advogados de Ofício do Estado do Ceará, posteriormente denominada Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. Tratava-se de uma entidade de classe sem fins lucrativos, com o interesse de defender os interesses de seus associados. Foi fundada no dia 8 de maio de 1980, por meio de uma sessão na sala da Ordem dos Advogados, no prédio do Clube dos Advogados, antiga Intendência Municipal.

Diretoria:

Tânia Maria de Freitas Mamede
Vice-Presidenta
Wilwmar Rodrigues
1º Secretário
Maria de Salete Castelo de Amoreira
2ª Secretária
Pedro Angelo Sales Figueiredo
1º Tesoureiro
Aspásia Cristina Dias Soares
2ª Tesoureira
Rita Maria Furtado Cruz
Diretora de Relações Públicas

Conselho Superior:

Jesus Xavier de Brito
Presidente
Reinaldo da Costa Moreira
Membro
Emanuel Rocha do Nascimento
Membro
Maria Uyara Campos Viana
Membro

A história:

José Vinícius Pinheiro foi o 1ª presidente eleito da Associação dos Advogados de Ofício do Estado do Ceará, posteriormente denominada Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. Tratava-se de uma entidade de classe sem fins lucrativos, com o interesse de defender os interesses de seus associados. Foi fundada no dia 8 de maio de 1980, por meio de uma sessão na sala da ordem dos advogados, no prédio do Clube dos Advogados, antiga Intendência Municipal.

Na ADPEC:

A sua atuação, junto à diretoria, foi principalmente na estruturação do Estatuto da Associação, com a reivindicação por melhores condições salariais e de trabalho, bem como pela autonomia administrativa da Assistência Judiciária, vinculada à Secretaria de Justiça, ao Governo do Estado do Ceará.

Documentos:

1ª Gestão
1ª Gestão

Contribua com o Memorial

Preencha o formulário e nossa equipe analisará o material para inserção no Memorial