É aprovada no dia 19 de março de 2013, com unanimidade no Senado Federal do Brasil, a proposta para a ampliação dos direitos das empregadas domésticas, denominada PEC das domésticas.
Pela segunda vez, o Brasil é sede de uma Copa do Mundo. Tendo Fuleco (representado por um tatu bola) como mascote. O time da Alemanha venceu a edição de 2014.
Após ser reeleita para o segundo mandato em 2014, Dilma Rousseff passou por diversos problemas, críticas, panelaços e um pedido de impeachment iniciado em 2 de dezembro de 2015, sob acusações de pedalada fiscal, sendo votado em abril de 2016 pela Câmara Federal. Com a saída da presidenta do cargo, em maio, e a confirmação pelo Senado em 31 de agosto de 2016.
Natural de Fortaleza, Sandra Moura de Sá é a 14ª Presidenta da ADPEC durante o biênio de 2013/2014 e reeleita Presidenta, concorrendo em chapa única, para o biênio seguinte de 2015/2016. Logo que entrou na Defensoria Pública, preencheu a ficha de inscrição na ADPEC, entendendo que a participação em uma entidade de classe é muito importante tanto para a valorização profissional como para o fortalecimento da instituição. Ela conta ainda que sua atuação política nasceu de um movimento coletivo.
Natural de Fortaleza, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Processo Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor), desde 2007, e defensora pública desde 2003.
Sandra Moura de Sá é a 14ª Presidenta da ADPEC durante o biênio de 2013/2014 e reeleita Presidenta, concorrendo em chapa única, para o biênio seguinte de 2015/2016. Logo que entrou na Defensoria Pública, preencheu a ficha de inscrição na ADPEC, entendendo que a participação em uma entidade de classe é muito importante tanto para a valorização profissional como para o fortalecimento da instituição. Ela conta ainda que sua atuação política nasceu de um movimento coletivo.
Sua gestão, junto a sua diretoria, foi marcada por lutas pela isonomia salarial com outros órgãos jurídicos do Estado e por mobilizações dos defensores. Sua administração teve ainda como um dos focos a valorização da carreira, com iniciativas como a interação dos associados, por meio de eventos, até a atuação legislativa — como na conquista da criação de 22 cargos no 2º grau e a redução de 5% do percentual de entrâncias. Também dialogou com deputados federais em Brasília, na tramitação da PEC das Comarcas, a qual determina que deve haver, pelo menos, um defensor público em todas as unidades jurisdicionais do país, seja comarca ou seção judiciária.
Sandra, em sua entrevista, levantou o questionamento: “temos o Estado que julga, o Estado que acusa e o Estado que defende, por que o investimento é de forma distinta para cada um deles? Por que a defesa que fica para o cidadão mais humilde é escassa ou deficiente de orçamento?” e ainda destacou a luta da autonomia da Defensoria Pública como elemento principal de sua atuação frente à ADPEC.