Ala Educação em Direitos
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) anualmente indica o tema que será trabalhado ao longo do ano, geralmente lançado no Dia do Defensor Público. O assunto pode ser trabalhado de diversas formas, seja por meio de cartilhas, artigos, oficinas, dentre outros. As associações estaduais ainda podem optar por apresentar o conteúdo de outras formas.
O tema escolhido em 2022 foi “Onde Há Defensoria, Há Justiça e Cidadania”, reforçando o papel da Defensoria Pública na promoção da justiça, auxiliando a população na garantia dos seus direitos e assim promovendo a cidadania. De forma indireta também reforça e ressalta a importância da Defensoria Pública em todas as comarcas.
A exposição foi organizada pela ADPEC e aconteceu durante a gestão de Mariana Lobo Botelho de Albuquerque. O palco para essa mostra foi o foyer do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O tema era o dia a dia do defensor público com os seus assistidos e contava também com pinturas de jovens artistas.
Em 2011, o tema trabalhado pela ANADEP foi o direito das crianças e adolescentes. Dentre as atividades realizadas, a ADPEC produziu uma peça de teatro chamada “Crianças e Adolescentes Primeiro”. A associação contratou uma professora de teatro voltada a ministrar aulas para os defensores, que foram responsáveis por toda a concepção da peça, roteiro e música.
Em diversas ocasiões na Semana do Defensor Público, a ADPEC elaborou ferramentas de educação voltadas à população. Durante esse período, foi possível promover atendimento em praças, criação de campanhas educativas, cartilhas, entre outros.
Luciano de Sobreira, presidente vivo mais antigo da ADPEC.